Notícias

17/06/2008

Carne de borrego apresenta problemas de higiene e má conservação

Carne de borrego apresenta problemas de higiene e má conservação
Carne de borrego apresenta problemas de higiene e má conservação

A carne de borrego que se encontra à venda na Grande Lisboa e no Grande Porto apresenta problemas de conservação e higiene, alerta um estudo da “Pro Teste”, revista da DECO.

Neste sentido, a Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores solicita a intervenção da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), para que «fiscalize e actue», cita o “Diário de Notícias”.

Após a comparação de 17 amostras de perna de borrego em estabelecimentos da Grande Lisboa e Grande Porto, das quais 11 compradas em talhos a granel e seis em hipermercados já embaladas, os técnicos da “Pro Teste” detectaram mais problemas nos produtos pré-embalados do que nos vendidos a granel.

Um médico veterinário inspeccionou a carne e chumbou nove (número que equivale a 53%) devido a falhas na conservação ou problemas de higiene. No caso específico de uma perna adquirida no Talho Torre, na cidade do Porto, foi mesmo eliminada «devido ao estado de putrefacção em que se encontrava», avançaram os técnicos responsáveis por esta análise.

A perna pré-embalada do hipermercado Feira Nova e a amostra do talho do Intermarché «continham percentagens elevadas de Enterobacteriaceae, significando falta de higiene. «A negligência verificada é inadmissível, embora, ao cozinhar-se, a carne seja sujeita a temperaturas elevadas que eliminam estes microorganismos», elucida a DECO.

No geral, apenas três pernas apresentavam «uma higiene irrepreensível»: as adquiridas no El Corte Inglês, em Lisboa, nos talhos Gonçalves Bateria e Costa, no Porto, e nas Carnes Sá da Bandeira, em Vila Nova de Gaia.

Em adição, a falta de salubridade na amostra comprada nos Talhos Boavista, no Porto, foi também motivo de denúncia pela DECO. «É urgente que os comerciantes, bem como os distribuidores, tenham mais informação e formação. A saúde pública e a segurança alimentar não podem ser negligenciadas», alertaram os técnicos.

A análise às bactérias patogénicas revelaram a presença de Listeria monocytogenes nas amostras pré-embaladas do Modelo, da Natruial Carnes, do Jumbo e a granel no Talho da Torre, apesar de em pequenas quantidades que não ameaçam a saúde.

Leia a notícia completa aqui.

Entregas ao domicílio

Escolha

Escolha

A qualidade das melhores e mais variadas carnes para servir à sua mesa.

Encomende

Encomende

De segunda a sábado, entre as 8h e as 18h, através do 910 420 964 ou encomendas@carnessabandeira.pt

Receba

Receba

O seu pedido no conforto do seu lar. Disponível para compras superiores a 20€ e num raio até 20 km. Serviço gratuito.

Recrutamento

Quer trabalhar connosco?

Procuramos profissionais empenhados e com vontade de fazer parte de uma equipa dinâmica.

Consulte aqui informação sobre vagas de emprego atualmente disponíveis.

Ver ofertas

As nossas lojas

Onde estamos

As Carnes Sá da Bandeira têm ao seu dispor 10 talhos espalhados pelos concelhos de Vila Nova de Gaia e Gondomar, distribuídos por diversas freguesias.

As nossas lojas

Seja nosso parceiro!